QUAL É A FATURA DE UMA CAMPANHA ELEITORAL?
UM ESTUDO SOBRE OS GASTOS NA DISPUTA PELAS CINCO MAIORES CIDADES DO PARANÁ EM 2020
DOI:
https://doi.org/10.53323/resenhaeleitoral.v26i00.148Palavras-chave:
Campanha eleitoral, Gastos de campanha, Paraná, Disputas, Eleição municipalResumo
Esta pesquisa trata dos gastos de campanha dos candidatos(as) a prefeito(a) nos cinco maiores colégios eleitorais do Paraná em 2020. O estudo reúne dados sobre a disputa pelas prefeituras de Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel que, ao todo, tiveram 50 candidatos(as)
- os prefeituráveis foram classificados como incumbentes, desafiantes com mandato, sem mandato e candidato(a) a sucessor(a). O artigo reúne dados sobre os cinco maiores tipos de gastos declarados por cada candidatura - os números foram coletados nas prestações de contas disponíveis no Sistema de Divulgação de Candidaturas (DivulgaCand). Os dados revelam que as campanhas seguem privilegiando mecanismos classificados como ferramentas tradicionais, mas também demonstra a presença no orçamento de gastos relacionados às ferramentas de campanhas modernas e hipermidiáticas. O objetivo é compreender como os gastos de campanha dos candidatos foram feitos em uma eleição atípica, realizada em momento de pandemia e com necessidade de distanciamento social, e como tais gastos dialogam com aspectos clássicos da literatura sobre campanhas. Um dos achados empíricos diz respeito aos gastos dos candidatos com mecanismos tradicionais de campanha e com impulsionamento de conteúdo, permitido pela primeira vez em eleições municipais - além de gastos específicos para os desafiantes com mandato.
Referências
AVIS, Eric et al. Money and politics: The effects of campaign spending limits on political competition and incumbency advantage. National Bureau of Economic Research, 2017.
CODATO, Adriano; CERVI, Emerson; PERISSINOTTO, Renato. Quem se elege prefeito no Brasil? Condicionantes do sucesso eleitoral em 2012. Cadernos Adenauer, v. 14, n. 2, p. 61-84, 2013.
FIGUEIREDO FILHO, Dalson Britto; SILVA JÚNIOR, José Alexandre. Desvendando os Mistérios do Coeficiente de Correlação de Pearson (r). Revista Política Hoje, v. 18, n. 1, p. 115-146, 2009.
FISHER, Justin; DENVER, David. From Foot-Slogging to Call Centres: Constituency Campaigning 1992-2005. In: Annual Conference of the Political Studies Association. 2006.
HOWARD, Philip N. et al. New media campaigns and the managed citizen. Cambridge University Press, 2006.
LEMOS, Leany Barreiro; MARCELINO, Daniel; PEDERIVA, João Henrique. Porque dinheiro importa: a dinâmica das contribuições eleitorais para o Congresso Nacional em 2002 e 2006. Opinião pública, v. 16, p. 366-393, 2010.
MARSH, Michael. None of that Post‐modern stuff around here: Grassroots campaigning in the 2002 Irish General Election. British Elections & Parties Review, v. 14, n. 1, p. 245-267, 2004.
NORRIS, Pippa et al. A virtuous circle: Political communications in postindustrial societies. Cambridge University Press, 2000.
RUOSTETSAARI, Ilkka; MATTILA, Mikko. Candidate-centred campaigns and their effects in an open list system: The case of Finland. In: Do Political Campaigns Matter?. Routledge, 2003. p. 92-107.
SAMUELS, David. Money, elections, and democracy in Brazil. Latin American Politics and Society, v. 43, n. 2, p. 27-48, 2001.
SILVA, Clarissa Benatti; MASSARU, SILVA Murilo. O poder dos gastos de campanha: evidências probabilísticas. Anais eletrônicos […] Caxambu: Anpocs. Disponível em http://bit. ly/33w1nLR. Acesso em, v. 25, 2020.
SPECK, Bruno Wilhelm; MANCUSO, Wagner Pralon. O que faz a diferença? Gastos de campanha, capital político, sexo e contexto municipal nas eleições para prefeito em 2012. Cadernos Adenauer, v. 14, n. 2, p. 109-126, 2013.
SPECK, Bruno Wilhelm; MANCUSO, Wagner Pralon. Street fighters” e “media stars”: Estratégias de campanha e sua eficácia nas eleições brasileiras de 2014. Cadernos Adanauer, v. 18, n. 4, p. 121-138, 2017.
SUDULICH, Maria Laura; WALL, Matthew. How do candidates spend their money? Objects of campaign spending and the effectiveness of diversification. Electoral Studies, v. 30, n. 1, p. 91-101, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Afonso Ferreira Verner

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor declara(m) que o trabalho é original e inédito, não tendo sido submetido à publicação em qualquer meio de divulgação, especialmente em outro periódico, nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra;
Caso aprovada e selecionada, fica autorizada a publicação da produção na Revista Resenha Eleitoral, a qual não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
A publicação do artigo implica transferência gratuita dos direitos autorais à Revista, nas versões eletrônica e impressa, conforme permissivo constante do artigo 49 da Lei de Proteção de Direitos Autorais (Lei 9.610, de 19/02/98), e que a não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas no mesmo diploma legal;
Todos os artigos publicados são licenciados sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.